Translate by Google

4 de dez. de 2010

Flávia Bittencourt - Todo Domingos

Cantora, compositora, arranjadora, Flávia Bittencourt foi apresentada como promessa da nova geração de cantoras da música brasileira em “Sentido”, seu excelente álbum de estreia de 2005. Nele, a canção ‘Terra de Noel’, de Josias Sobrinho, foi um perfeito cartão de apresentação, ao avisar que ela não ia tirar o chapéu para qualquer um. Mas, se lá estavam também suas origens maranhenses (Godão e Zeca Baleiro) podia-se perceber também sua raiz no samba de Martinho da Vila.

Em seu novo trabalho, “Todo Domingos”, presta uma homenagem merecida e emocionante a Dominguinhos, este clássico da raiz brasileira. Na abertura, com “Lamento sertanejo”, a voz suave e perfeita de Flávia preenche o ambiente com emoção, até ser sucedida pela sucessão de sopros e percussão leve e delicada. Sua veia de compositora está acesa, vide a homenagem na faixa “Seu Domingos”.

Flavia tem uma exuberante presença de palco, marcada pela presença intimista e afetuosa. Seu repertório vai de Paulinho da Viola a César Teixeira com personalidade ímpar. “Canto de luz”, de José Pereira, o Godão, ainda emociona e arrepia.

Seu novo trabalho é apenas prenúncio de que Flávia não pertence mais (apenas) ao Maranhão; faz parte da fértil safra nova de cantoras brasileiras, que inclui Ceumar, Vanessa da Mata, Céu e Roberta Sá.

Se no primeiro disco ela enviou um sorriso acolhedor, agora, um álbum depois, a prosa flui fácil.

Ela merece o Brasil. O Brasil deve fazer por merecê-la.

Nenhum comentário: