Translate by Google

8 de mar. de 2014

08 de março. Viva a mulher!

Em 08 de março de 1857, as operárias de uma fábrica têxtil, em Chicago, entraram em greve e paralisaram a fábrica para reivindicar a redução de sua jornada diáriade 16 horas para 10 horas. Estas operárias foram trancadas na fábrica que foi incendiada criminosamente e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, em homenagem àquelas mulheres, durante uma conferência internacional realizada na Dinamarca, foi decidido, comemorar no dia 08 de Março o dia Internacional da Mulher. 

Em 25 de março de 1911, ainda nos Estados Unidos, dessa vez em Nova Iorque, houve a brutal morte de 146 operárias de uma fábrica têxtil, que morreram trancadas e incendiadas no oitavo andar de um prédio, algum tempo depois de uma greve em que buscavam melhores condições laborais, salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho, que chegava a dezesseis horas diárias. Os patrões mantinham as portas sempre trancadas durante o expediente para evitar que as operárias fossem assediadas pelo sindicato. Singularmente, depois da tragédia, os empregadores foram absurdamente absolvidos das imputações penais por falta de norma jurídica que dissesse à época que manter os empregados trancados era crime. Questão de Direito.


Cerca de 40% dos magistrados brasileiros atuais são mulheres. E a primeira juíza brasileira só foi empossada na década de 50. A primeira ministra de tribunal superior apenas no final da década de 80. Hoje, do alto do século 21, já tivemos uma presidente da república, ministras, governadoras, prefeitas, senadoras, deputadas... Temos razão para ser otimistas!

Este mundo seria inimaginável sem a ternura da mulher que nos trouxe no ventre e nos deu de alimento o fruto de sua alma e que em seu interior tem a chave para a continuação da humanidade. Nada mais inóspito do que um lugar sem o diferente, sem a delicadeza e os mistérios femininos, elas que no passado nem tão distante carregavam a culpa do pecado original. São merecidos todos os manifestos à beleza, ao lirismo e à sensibilidade feminina. 


Mulheres são seres fortes e ao mesmo tempo delicadas como cristais. 


Viva! Hoje e sempre.


Um comentário:

Luciano disse...

Dr. James, parabéns pelo texto dedicado às mulheres.
Estou chegando aqui agora no seu blog e me deparo com a capa do New Order, "power, corruptions and lies" fazendo referência ao mencionado texto.

Logo me veio a lembrança da pessoa gentil e muito antenada em Rock que conheci em meados de 1997 na loja de CD's BACKBEAT.

Quando nos encontrávamos lá, sempre rolava um papo agradavel sobre o bom e velho pop rock mundial.

Conheci melhor o Cocteau Twins através de voce e um amigo seu chamado Gilberto Mineiro, grande locutor de rock da Mirante FM, que na época tinha uma farmácia na Rua Rio Branco.

Nas nossas conversas ocasionais, desfilava bandas como The Cure, Echo and the Bunynemen, New Order, Pixies, Depeche Mode, The Smiths, New Model Army, The cult, Joy division, Pink Floyd, etc e tal...

Bate papo muito frutífero, que só enriquecia meu conhecimento musical.

Vejo voce hoje Desembargador e fico muito feliz com seu progresso. Mas tenho certeza que a sua veia musical continua muito viva.

Hoje sou Corretor de Imóveis e ainda moro em São Luis com minha esposa e dois filhos.

Tenho muita saudade dessa época de ouro da BackBeat. Parada obrigatória pra quem aprecia música de qualidade.


Um grande abraço!!!

Luciano Freire.