Translate by Google

13 de abr. de 2015

Montevideo

Quando estive em Montevideo pela primeira vez, em 2006, confesso que fiquei muito impressionado com a cidade. Primeiro, a sensação de que um pequeno portal no tempo se abriu e de repente lá estava eu mergulhado em uma página de fim de inverno, no frio de 6ºc entrando pelos poros e chegando a recantos da alma que eu nem imaginava existir. Um dia meio cinza, meio azul celeste, como a cor da bandeira uruguaia.
Em ruas quase desertas o vento batia e voltava mais frio, trazendo uma adorável melancolia que me fez descobrir uma gentileza no povo uruguaio que há muito não via, pensava quase ter desaparecido. E também uma dignidade e elegância de quem foi bem criado e tratado pelo Estado providência de décadas atrás.
Lá me falaram da baixa violência urbana, dos elevados índices sociais e da necessidade de procurar no futuro um crescimento econômico que tire o país da paralisia atual. A cidade mais antiga do que moderna denuncia isso.
Procurei Eduardo Galeano em alguma mesinha do Mercado do Porto, mas encontrei em toda a cidade o lirismo do grande mestre, o que me pensar que apenas quem vive imerso em tamanha poesia tem a sensibilidade de dissecar as veias abertas latino americanas.

__________________

Escrevi como no original castelhano; republicado em homenagem a Eduardo Galeano, falecido em 13 de abril de 2015.

Nenhum comentário: